Gabinete Português de Leitura comemora Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Publicado em 12 June 2017

Evento contará com exposição, lançamentos, exibição teatral e momento musical, na noite da segunda, 12 de junho.

Para celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o Gabinete Português de Leitura de Pernambuco (GPL) e demais Instituições e Associações Portuguesas e Luso Brasileira no Recife, promovem uma noite repleta de programações no salão nobre do prédio sede do GPLPE, no dia 12 de junho, a partir das 19h30. O evento celebra a formação da pátria lusitana e sua influência sobre os demais países de língua portuguesa, além de marcar a morte do poeta Luiz Vaz de Camões, uma das maiores figuras da literatura lusitana e mesmo do Ocidente.


No primeiro momento, o presidente do GPL-PE, Celso Stamford Gaspar, receberá os convidados na Sala de Exposições onde poderão conferir a mostra Intercâmbio Comercial e Cultural de Portugal com o Oriente. A pesquisa, realizada pelo português António de Abreu Freire, é a memória de cinco séculos de relações entre povos e culturas diferentes, focando no intenso contributo de Portugal para a expansão dos valores ocidentais, essencialmente na propagação do cristianismo pelo Oriente e à influência linguística e cultural.


O evento segue com o lançamento da revista literária do GPL-PE, a Revista Encontro. Que em seu número duplo, 27 e 28, traz uma homenagem ao centenário de nascimento de Vergílio Ferreira, considerado um dos mais significativos escritores portugueses do século XX, sua vasta obra está dividida entre ficção (romance e conto), ensaio e diário. A publicação, com 100 páginas ainda traz contos, crônicas, artigos e poesias de autores brasileiros e estrangeiros.


Em seguida acontece a sessão solene que contará com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, que virá de Lisboa especialmente para o encontro, José Luiz Carneiro, e embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, além do vice-cônsul de Portugal no Recife, Marco Ferreira de Melo.
A noite continua com a apresentação do Grupo Literatrupe, onde atores e músicos se unem para brindar a literatura de forma diferenciada. Com rostos pintados e figurino especial, o grupo irá reverenciar escritores portugueses como Fernando Pessoa e o grande homenageado da noite, Camões. Para encerrar as comemorações do calendário cívico lusitano, o GPL-PE preparou um momento musical, seguido de coquetel.


Multimídia

10 de Junho: Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas - 2017