Gabinete Português de Leitura de Pernambuco comemora 166 anos

Publicado em 01 November 2016

O Gabinete Português de Leitura de Pernambuco (GPL-PE) chega aos 166 anos nesta quinta-feira (03) e comemora a data em grande estilo. O espaço, criado em 1850 e que tem funcionado como um local de confraternização dos patrícios e seus descendentes no Recife, promoverá uma festa com homenagens, exposição e palestra.

A celebração começa às 20h com a abertura da exposição Cervantes e as três viagens de Quixote e Camões: uma iconografia, que reunirá desenhos do arquiteto José Maria Plaza Escrivá e mosaicos da arquiteta Sandra Paro. Em seguida, os convidados poderão acompanhar a inauguração do elevador de acesso ao salão nobre do GPL-PE, antigo pleito dos sócios e frequentadores do espaço e que trará mais conforto e comodidade aos visitantes com limitações de mobilidade.

Já no Salão Nobre, uma mesa será montada com convidados da instituição para a realização de um momento solene que será seguido pela palestra do diretor secretário do GPL-PE e diretor do real Hospital Português do Recife, Ângelo Ferreira da Silva. Ele fará um pequeno resumo da história do Gabinete, com foco nos acontecimentos de destaque dos anos mais recentes e no trabalho desenvolvido pelo espaço.

Ainda dentro da programação, o presidente em exercício Celso Stamford Gaspar homenageará com o Colar do Mérito Luiz Vaz de Camões o atual presidente do Gabinete que está afastado por motivo de saúde, Antônio Bastos de Almeida, e Domingos da Silva Moreira. Receberão ainda a Medalha de Mérito Luiz Vaz de Camões os associados Bernardino Tinoco, Claudio Monteiro Areias e Serafim Coelho Carneiro Leão.

O encerramento da noite fica por conta da apresentação do bandolinista Marcos César, que será acompanhado pelo maestro Lúcio Azevedo e pela cantora Juliana Cumaru. O buffet será assinado pelo Arcádia Recepções.

GPL - O Gabinete Português de Leitura de Pernambuco foi fundado, em 1850, como um espaço para reuniões e comemoração de datas importantes para Portugal. Em 1851, a primeira sede foi instalada na Rua Cadeia, hoje Avenida Marquês de Olinda, no Bairro do Recife. A construção da sede atual, na Rua Imperador Dom Pedro II, bairro de Santo Antônio, foi concluída em 1921. O espaço conta com salão nobre, auditório e salão de exposições. O acervo da biblioteca conta com mais de 80 mil volumes, incluindo obras raras dos séculos XIX, XVIII e XVII e está permanentemente à disposição do público.


Multimídia

Coral amigos do São Vicente