Gabinete Português de Leitura promove Encontro de Poesia

Publicado em 25 April 2016

Poesia, Portugal e Brasil. Três componentes essenciais do projeto Encontro de Poesia, do Gabinete Português de Leitura de Pernambuco, que será realizado no dia 28 de abril, das 15h às 17h, no auditório da instituição.

O evento, realizado frequentemente no Gabinete, costuma ser iniciado com homenagens a dois poetas (um brasileiro e um português), nascidos no mês em que se realiza o Encontro. Além disso, há três poetas convidados de Pernambuco que discorrem sobre a sua poesia e recitam alguns poemas de sua autoria.

Neste ano, o Recital, coordenado por Maria de Lourdes Hortas (diretora cultural) e Ana Karina Soares (vice-diretora cultural), conta com a assessoria do poeta José Terra Correia. Os homenageados são Mario de Sá Carneiro, português que nasceu no dia 18 de abril e pertenceu à geração de Fernando Pessoa e Manuel Bandeira, recifense nascido no dia 19 de abril.

Segundo Maria de Lourdes Hortas, em cada Encontro de poesia, o GPL convida uma escola estadual, que leva turmas de ensino médio para assistir ao evento. “É uma forma de levar a poesia e os poetas de forma viva à juventude, como ilustração e incentivo de leitura”, explica. No Encontro de abril, a convidada será a Escola prof. Ernesto Silva, de Olinda, que levará 60 alunos, acompanhados de professores de literatura. Para encerrar a tarde, haverá uma confraternização, com breve coquetel.

Lenilde Freitas – de pais pernambucanos, a autora nasceu em Campina Grande, Paraíba. É Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo – USP. É Mestra em Teoria da Literatura pela UFPE e pós-graduada em Literatura Brasileira pela FAFIRE. Tem vários livros publicados e recebeu premios nacionais e internacionais de poesia.

Sérgio Leandro – Interessou-se por poesia, pela primeira vez, aos 15 anos, após contato com obras de Manuel Bandeira, Augusto dos Anjos, Álvares de Azevedo, entre outros. São desta época seus primeiros textos poéticos. É fundador do movimento cultural Mandu, do Grupo Arautos da Poesia e é, atualmente, um dos coordenadores do Movimento Cultural Invenção de Poesia, que atua na Biblioteca Popular de Casa Amarela com um recital permanente.

Fernando Chile – Graduado em História e professor da rede estadual de ensino, começou a escrever ainda na adolescência. Faz uma poesia de linha urbana, tendo tido contato com poetas como Lara, Ivan Maia e outros alternativos, além de participar da militância literária. Colabora com poemas em jornais, revistas e fanzines, desde 1995. O seu livro Saída de Emergência encontra-se publicado no Portal Interpoética.

O Gabinete Português de Leitura (GPL) foi fundado há 165 anos, em 1850, durante sessão solene no Teatro Apolo. Atualmente localizado na Rua Imperador Dom Pedro 2, bairro de Santo Antônio, possui um salão nobre onde são realizadas as solenidades oficiais do Gabinete, ficando o resto do ano aberto apenas para visitas. No auditório e salão de exposições ocorrem seminários, conferências, reuniões, solenidades de outras instituições, lançamento de livros, exposições fotográficas e projeção de filmes portugueses. O acervo da biblioteca do Gabinete, com mais de 80 mil volumes, incluindo obras raras dos séculos XIX, XVIII e XVII, está permanentemente à disposição do público. O espaço dispõe, ainda, de uma sala de estudos aberta ao público com capacidade para cerca de 50 pessoas. Climatizada e com internet wifi liberada, conta ainda com as edições diárias de jornais de Pernambuco e Portugal.

Contatos com a imprensa

Kássia Alcântara
kassia@combogocomunicacao.com.br – 81.32275513 | 99268.2976

Patrícia Monteiro
patricia@combogocomunicacao.com.br – 81.32275513| 98149.0487


Multimídia

Coral amigos do São Vicente