Gabinete Português de Leitura comemora Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Publicado em 10 June 2015

Para celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o Gabinete Português de Leitura de Pernambuco (GPL) promoverá uma noite repleta de programações no salão nobre do casarão, na próxima quarta-feira (10/6), a partir das 20h. O evento soleniza a formação da pátria lusitana e sua influência sobre os demais países de língua portuguesa, além de marcar a morte do poeta Luiz Vaz de Camões, uma das maiores figuras da literatura lusitana e mesmo do Ocidente.

No primeiro momento, o presidente do GPL, Antônio Almeida, receberá os convidados na Sala de Exposições onde poderão conferir a mostra fotográfica da Aldeia de Granito, Monsanto/PT. Os registros foram realizados pelo próprio Almeida, em viagem àquele lugarejo também conhecido como o mais português de Portugal.

A solenidade segue com homenagens e a palestra da diretora cultural do Gabinete, Maria de Lourdes Hortas. Ela fará uma rápida analogia dos poetas portugueses Luís Vaz de Camões e Fernando Pessoa, tendo como mote o paralelo entre Os Lusíadas e a Mensagem. “Poderemos refletir sobre o diálogo entre os poetas através de uma análise das suas obras, além de também assinalar os 80 anos da morte de Pessoa, com obras cada vez mais vivas e em continuado processo de descoberta”, completa a diretora.

Tudo isto é fado

Para encerrar a noite de comemorações do calendário cívico lusitano, o GPL preparou uma apresentação com os fadistas Emanuel Soares e Andreia Matias, junto com os músicos Armênio de Melo e Caetano Francisco. Os artistas também têm presença confirmada no I Encontro Internacional de Música e Poesia Luso-Brasileira – “Tudo Isso É Fado", evento que acontece no Gabinete Português de Leitura e no Teatro Santa Isabel entre os dias 11 e 13 de junho.

O GPL recebe o sarau poético luso-brasileiro com roda de diálogos, poesia e contação de histórias portuguesas, no dia 11 de junho, a partir das 10h, com entrada gratuita.

Serviço
O que: Comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Local: Gabinete Português de Leitura.
Quando: Quarta-feira (10/6), a partir das 20h.


Multimídia

Coral amigos do São Vicente