Histórico

Em 1850, havia um grande número de portugueses residentes em Pernambuco. Estes, por sua vez, não possuíam um local adequado onde pudessem se reunir para cultuar sua pátria e comemorara datas importantes para o seu país. Procurando uma solução, o Comendador Miguel José Alves, na época, Chanceler do consulado de Portugal no estado, foi o primeiro a pensar na possibilidade de em Gabinete Português de Leitura em Pernambuco.
Porém, se ao Comendador cabe o mérito da elaboração da idéia, coube ao cirurgião e jornalista João Vicente Martins a honra de fundar, em 3 de novembro de 1850, constituir a primeira diretoria, reunir os primeiros associados e viabilizar a instalação, em 15 de agosto de 1851, do Gabinete Português de Leitura de Pernambuco, em seu primeiro endereço, na Rua da Cadeia Velha, Recife.


Atuação

O Gabinete Português de Leitura de Pernambuco promove a realização de solenidades, comemorações, seminários, conferências, exposição de livros, fotografias, pinturas, cursos e projeções cinematográficas portuguesas.
Sua biblioteca possui um acervo superior a 80.000 volumes. Toda a bibliografia está permanentemente à disposição do público, em sua maioria estudantes brasileiros. Quase 100 pessoas por dia freqüentam o Gabinete para pesquisar e estudar gratuitamente todas as obras que desejam.
No seu valioso acervo, o Gabinete Português de Leitura de Pernambuco mantém obras raras, verdadeiras preciosidades bibliográficas, como livros dos séculos XIX, XVIII e XVII. Entre as mais importantes, destacam-se um manuscrito de um capítulo do livro "A Cidade e as Serras", de Eça de Queiroz; uma biografia de Frei Bartolomeu dos Mártires, editada em 1919.
A revista Encontro, desde 1983, é editada pelo Gabinete para incentivar o intercâmbio luso-brasileiro na área de Letras e o boletim informativo. A Cidade e as Serras traz notícias de interesse da comunidade.


Objetivos

A vontade de homens que, longe de seu país, lutaram para enaltecer e manter viva a história e a memória de Portugal fez do Gabinete Português de Leitura de Pernambuco o centro de acontecimentos portugueses e brasileiros.
Seus comprometimentos políticos, aberto a todos, desligado de ideologia, o Gabinete anseia crescer cada vez mais para servir melhor, não só à comunidade, mas a Portugal e ao Brasil com um único objetivo: ser um centro de intercâmbio cultural pulsante entre as duas nações.


Gabinete Português de Leitura de Pernambuco - www.gplpe.com.br

Mensagem de erro

Desculpe-nos, não foi possível atender a sua solicitação devido ao seguinte erro:

RepositorioException: Nao foi possivel conectar ao banco de dados: SQLSTATE[HY000] [1040] Too many connections

Caso não seja possível corrigi-lo, favor entrar em contato com o setor de tecnologia da EDR explicando todos os passos do erro para uma possível solução.