Biblioteca

A biblioteca do Gabinete Português de Leitura vem, há mais de um século, marcando presença no panorama intelectual de Pernambuco. Oferece gratuitamente seu valioso acervo de obras literárias portuguesas e de escritores brasileiros renomados a pesquisadores, professores, estudantes universitários, escolas de nível fundamental/médio e ao público em geral. Dispõe de aproximadamente 80.000 livros e foi, possivelmente, a primeira biblioteca a organizar seu acervo bibliográfico. É uma Instituição privada sem fins lucrativos, com acesso livre dos seus títulos aos leitores. No seu rico acervo, encontram-se obras raras do século XVII, XVIII, XIX e, ainda, publicações próprias, como os periódicos: ENCONTRO - Revista do GPL/PE, destinada a incentivar a produção literária e o intercambio luso-brasileiro e A CIDADE E AS SERRAS - informativo da comunidade portuguesa. Disponibiliza aos seus leitores uma excelente HEMEROTECA com os três principais jornais da cidade do Recife, jornais de inúmeras cidades de Portugal, do JORNAL DE LETRAS ARTE E IDEIAS e do Jornal Francês LE MONDE. Nesta casa de cultura também recebemos grupos de turistas brasileiros e de várias partes do mundo para mostrar a riqueza e o conteúdo do seu acervo.

Participa de eventos literários, como a BIENAL DO LIVRO e a FLIPORTO (Festa Literária Internacional), onde são expostos livros de autores portugueses, membros do GPL/PE e da comunidade portuguesa atuante em Pernambuco.

A Instituição mantém parceria com Macau (Ásia), agora sob a soberania da República Popular da China, recebendo mensalmente suas publicações.

A consulta é franqueada aos leitores na sala “EÇA DE QUEIROZ” com o auxílio da bibliotecária, da assistente de biblioteca e dos estagiários.

O horário de atendimento é de segunda à sexta, das 00:08h ás 12:00h e das 13:00h ás 17:00h.

Texto redigido por Silvia Carvalheira (bibliotecária), em 06/06/2016.